A partir da fundação do Hospital Governador Celso Ramos na década de 60 pelo Governo Estadual, a semente de um Serviço de Anestesiologia foi implantada pelo Dr. Danilo Freire Duarte, pioneiro da Anestesiologia em nosso Estado.

Desde o início, a idéia era voltada ao ensino da Anestesiologia, e teve na pessoa do Dr. Amir Antônio Martins de Oliveira, seu primeiro residente, nos idos de 1967. Com o natural crescimento da cidade, crescia também o número de pacientes que procuravam o “Servidores” (antigamente denominado Hospital dos Servidores Públicos). Aumentou não só o movimento cirúrgico, como também a necessidade de acréscimo de novas especialidades cirúrgicas, culminando com a referência em Cirurgia Cardíaca e Neurocirurgia, no Estado de Santa Catarina.

Devido a esta demanda, implantou-se a filosofia de absorver especialistas egrégios da residência médica em Anestesiologia, como novos membros para o corpo clínico. Com um grande número de cirurgias no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde e com a deterioração da área hospitalar, surgiu um movimento de implantação de clínicas privadas na cidade de Florianópolis, inicialmente em cirurgia plástica, posteriormente com a expansão nas demais especialidades (década de 80). O grupo do Celso Ramos, como era denominado pelos colegas, não podia ficar à margem deste movimento e surgem então, os Anestesiologistas Associados (AA) expandindo o seu leque de ação. Inicialmente, nas Clínicas Ultralitho Centro Médico e na SOS Cardio, ambas recém inauguradas.

Com o surgimento desta nova idéia, os A.A. viram-se na obrigação de aumentar o número de seus associados para poder suprir suas necessidades, bem como dar andamento ao seu programa de ensino em Anestesiologia, agora transformado em CET – Integrado dos Hospitais da SES/SC.

O número de cirurgias voltou a crescer com a inclusão do Baía Sul Medical Center, Hospital da Plástica de SC, Instituto de Olhos Florianópolis, Imperial Hospital de Caridade, Hospital Unimed e a política expansionista associada à manutenção de um padrão técnico científico a altura de nossas tradições, culminou com a inclusão de novos membros recentemente ingressos aos nossos quadros associativos. Todos os componentes dos Anestesiologistas Associados possuem o Título de Especialista em Anestesiologia.